quinta-feira, 29 de maio de 2014

O Que a Bíblia diz sobre Reencarnação

O Que a Bíblia diz Sobre Reencarnação?

Reencarnação e Ressurreição são dois conceitos que se excluem? – Ou é mais uma má interpretação do Cristianismo falido?

Primeiro nós precisamos conceituar o que é REENCARNAÇÃO: Os melhores Dicionários conceituam o verbo Reencarnar da seguinte forma: “1. Reassumir [o espírito] a forma material. 2. Tornar a encarnar”.

Agora vamos conceituar o que é RESSURREIÇÃO: Os melhores Dicionários conceituam o verbo Ressuscitar da seguinte forma: “1. Ressurgir, reaparecer, manifestar-se novamente, voltar à vida”.

Não há nenhuma contradição entre os dois conceitos. O que ocorre com o cristianismo ao marginalizar o termo reencarnação como se fosse antagônica a ressurreição é uma tremenda má interpretação do significado de: RESSURREIÇÃO. A palavra Reencarnação tem o EXATO significado da palavra Ressurreição. A diferença é que o cristianismo prega que a ressurreição seria a volta do espírito ao mesmo corpo que morreu, a reencarnação significa o retorno do espírito a um novo corpo, sucessivamente, até alcançar a evolução ou Juízo Final. Mas, o que a Bíblia ensina sobre a Ressurreição? – Será que o espírito que deixou o corpo ao morrer, na ressurreição, voltará ao MESMO corpo que morreu? – Há muitas pessoas que afirmam convictamente que a reencarnação não está na Bíblia. Eu também pensava assim. Mas ela está lá, só que de um modo oculto ou velado. Quando Yehôshua disse que examinássemos as Escrituras, Ele quis dizer que nos aprofundássemos no estudo da Bíblia, para que pudéssemos compreender a sua mensagem. Portanto, não basta que nos informemos do conteúdo da Bíblia. É necessário que façamos um estudo profundo do seu conteúdo. Todos aqueles que sinceramente buscam conhecer a verdade, devem observar a recomendação apostólica: “Examinai tudo, conservai o que é bom” (1 Tes. 5, 21).

Reencarnação na Bíblia
1. - Em Jó 29:18 (Bíblia Judaica – David Stern) diz: Morrerei com o meu ninho e viverei tanto quanto  uma fênix; minhas raízes se estenderão até alcançar as águas”. A Fênix é um pássaro mitológico, célebre pela sua capacidade de rejuvenescimento. Esse pássaro “Renasce de suas próprias cinzas”. Isso, sem dúvida, é um símbolo da Reencarnação. A Palavra de Deus é um infinito Mistério. Ela possui múltiplos significados.

2. – Comparando Êxodo 20:5 com Ezequiel 18:20. – Se compararmos com bastante atenção o texto da Lei de Deus em Êxodo 20:5 com Ezequiel 18:20, descobrimos um forte indício que indica a Reencarnação; pois, a Lei diz: “Eu faço vingança da iniquidade dos pais nos filhos, na terceira ou quarta geração daqueles que me aborrecem”. (Êxodo 20:5). Porém, o profeta Ezequiel diz: A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, e o pai não levará a iniquidade do filho: De forma que a justiça do justo será sobre o justo e a iniquidade do ímpio será sobre o ímpio”. (Ezeq. 18:20). Seria inconcebível crer que a Reta Justiça Divina deixaria impune o pecador que praticou a iniquidade e se vingaria no filho que nada fez de iniquidade. De que maneira então Deus visitará a maldade do pai no filho, na terceira ou quarta geração? – O que podemos supor é que na terceira ou quarta geração, aquela alma que pecou “Reencarnará” na mesma família, só que agora como “Neto” (Terceira Geração) ou “Bisneto” (Quarta Geração). Assim, a alma que pecou, ela mesma e não outra é que será visitada pela Justiça Divina. Isso explica por que cada um já nasce com um destino traçado. Cada um tem uma dívida a pagar.

3. – Em Mateus 16: 13-14, temos: “Tendo chegado à região de Cesaréia de Felipe, Yehôshua perguntou aos discípulos: Quem dizem por aí as pessoas que é o Filho do homem?” Responderam: “Umas dizem que é Yohanan Batista; outras, que é Elyahu; outras, enfim, que é Yermiyahu ou algum dos profetas”. Veja bem, se o povo pensava que Yehôshua poderia ser Yohanan Batista, Elyahu, Yermyahu ou algum dos profetas é porque acreditavam que alguém que já havia morrido pudesse voltar como outra pessoa, razão da resposta. Entretanto, não tinham noção como isso poderia acontecer. E, observem que o haMashiach não repreendeu tal crença. Se fosse uma heresia Ele teria dito.

4. – Em Mateus 17: 10-13 temos: “Os discípulos lhe perguntaram: Por que dizem os escribas, que Elyahu deve vir antes?” Respondeu-lhes: “Elyahu há de vir para restabelecer todas as coisas. Mas eu vos digo que Elyahu já veio e não o reconheceram, mas fizeram com ele o que quiseram. Do mesmo modo, também o Filho do Homem está para sofrer da parte deles. Então, os discípulos compreenderam que Yehôshua lhes tinha falado a respeito de Yohanan Batista”. – Mas poderiam objetar: Yehôshua não afirmou que Yohanan Batista era Elyahu. Foram seus discípulos que pensaram assim. Certo! Mas em várias oportunidades Yehôshua demonstrou conhecer o pensamento das pessoas, por isso, se não disse nada em contrário é porque sancionava o que os discípulos estavam pensando. As dúvidas poderão ser dissipadas nesta outra narrativa. Vejamos Mateus 11: 14-15: “E, se quiserdes dar crédito, Yohanan é o Elyahu que estava para vir. Quem tem ouvidos, que escute bem”. Essa última frase deve ter sido dita por Yehôshua por que sabia que muitos não iriam aceitar o princípio da reencarnação, mas reafirmamos: quem quiser ouvir que ouça!

5. – Argumentos Contra a Reencarnação: É sempre colocada a passagem de Hebreus 9: 27 como contrária à reencarnação, que diz: “Como está determinado que os homens morram uma só vez, e logo em seguida vem o juízo, assim o haMashiach se ofereceu uma só vez para tomar sobre si os pecados da multidão, e aparecerá uma segunda vez, não, porém, em razão do pecado, mas para trazer a salvação àqueles que o esperam”. – No texto não há nenhuma afirmativa contra a reencarnação. O que foi dito é o que acontece realmente, pois no presente corpo, em que o espírito nele habita, morrerá só uma vez, e logo em seguida vem o juízo sobre o que aquela alma fez durante aquela vida naquele corpo. Tal juízo é que determinará se a pessoal retornará ou não e em quais condições. Não temos nenhuma dúvida disso. Isso é válido para todas as vezes que ele (espírito) se reencarnar, ou seja, para cada reencarnação: somente uma morte e um juízo. Isso até o Dia do Juízo Final, quando cessarão todas as oportunidades.

6. – O Que diz as Escrituras? “Como ressuscitarão os mortos? – E COM QUE CORPO VIRÃO? – Insensato! O que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer. E, quando semeias, não semeias o CORPO que há de nascer, mas o simples grão, como de trigo, ou de outra semente qualquer. Mas Deus dá-lhe O CORPO COMO QUER, e a cada semente o seu próprio corpo... Assim também a ressurreição dentre os mortos... SE HÁ CORPO NATURAL, HÁ TAMBÉM CORPO ESPIRITUAL...” [I Cor. 15: 35-54]. PORTANTO, é totalmente equivocada a explicação do cristianismo que prega que o MESMO corpo que morreu é o que ressuscitará... Todos os fatos milagrosos relatados na Bíblia, onde aparece o espírito RETORNANDO AO MESMO CORPO; não se trata da Ressurreição ETERNA, mas apenas um milagre transitório; pois TODOS voltaram a morrer. NENHUM desses foi para a Eternidade com aquele corpo... [Exceto Yehôshua haMashiach; porque é o próprio Deus e o Seu corpo NÃO viu a corrupção].

7. – Qual a origem das qualidades morais, boas ou más, do homem?Como alguém pode nascer pecador se não teve uma vida anterior onde teria pecado? – Temos dito que o filho nunca será responsável pelo pecado do pai, nem o pai será culpado pelo pecado do filho (Ezeq 18: 20, ver tb Deut 24: 16). – Preexistência, Predestinação e ReencarnaçãoEssa é a única explicação plausível para o pecado original. Várias passagens bíblicas que descrevem a preexistência, a predestinação concluindo a reencarnação elas estão grafadas na forma simbólica de visões, de parábolas (figuras de linguagem), e imagens educativas. Por isso muitas coisas nas Escrituras sagradas, a alta revelação, segundo o Adonay Yehôshua: “tem que se ter olhos para ver, e ouvidos para entender” (Mateus 11. 15). Com a preexistência, compreendemos a predestinação, e concluímos a reencarnação...  Para estudarmos melhor a evolução natural que controla os ascendentes espirituais de cada criatura. Preexistência e predestinação do Ser, é que faz os homens considerados sábios, filósofos e santos terem faculdades transcendentes e conhecimentos inatos que com perseverança e trabalho desenvolvem nas áreas: ciência, filosofia, e ou religião e ajudam assim o progresso material e espiritual da humanidade. Outros trazem ao renascer, o germe das suas imperfeições, dos defeitos de que se não corrigiu e que se traduzem pelos instintos naturais e pelos pendores para as paixões inferiores, esse é o verdadeiro sentido do pecado original. A predestinação é efeito lógico da preexistência da alma, que tem sua causa soberana na reencarnação do ser espiritual. Por que uns nascem sábios, e outros bloqueados na inteligência? Por que uns tem ALMAS cheias de virtudes desde o berço? E OUTROS com instintos perversos, psicopatas, mentalidade bruta? Somente a reencarnação da Alma explica as desigualdades intelectuais e morais dos seres inteligentes criados, à luz do amor de Deus e sua Justiça perfeita e sábia. A Alma não é criada no momento do desenvolvimento do embrião, caso fosse, seria um caos a Justiça Divina fazendo uns cheios de virtudes e outros cheios de maleficências.

Relatos Bíblicos quanto a nossa Preexistência:
a) – Jer. 1:5 – Nós já existíamos “antes” de sermos gerados no seio materno.
b) – Ezeq. 28:13 – Todos nós que viemos à este mundo tivemos uma preexistência no bereshit.
c) – Isaías 49: 1 a 2 – O Senhor me chamou pelo nome desde as entranhas de minha mãe.
d) – Salmos 51: 7 – Na verdade, nasci culpado, e minha mãe já me concebeu pecador.
e) – Jó 8:9 – Nós somos de ONTEM e não sabemos.
f) – Salmos 90:12 – Devemos aprender a contar os nossos dias passados para sermos sábios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário