quinta-feira, 22 de maio de 2014

O Significado da Menorah

O SIGNIFICADO DA MENORAH
Consiste em um candelabro de sete braços e é um dos símbolos mais antigos do povo de Israel. O primeiro registro de sua existência está em Êxodo 25:31-39. Assim diz o texto bíblico: “Farás um Candelabro de ouro puro; o candelabro, o seu pedestal e a sua haste serão em relevo; os seus cálices, os seus botões e flores formarão com ele uma só peça. Seis braços sairão dos seus lados: três braços de um lado e três braços do outro lado. Num braço haverá três cálices com formato de flor de amêndoa, com botão e flor; e três cálices; e três cálices com formato de flor de amêndoa com botão e flor, no outro braço; assim serão os seis braços saindo do candelabro. Mas o candelabro mesmo (o centro) terá quatro cálices com formato de flor de amêndoa, com botão e flor: um botão sob os dois primeiros braços que saem do candelabro, um botão sob os dois braços seguintes e um botão sob os dois últimos braços – assim se fará com estes seis braços que sem do candelabro. Os botões e os braços formarão uma só peça com o candelabro, e, tudo se fará com um bloco de ouro batido. Far-lhe-ás também sete lâmpadas. As lâmpadas serão elevadas de tal forma que alumiem de fronte dele...”
A atual palavra “Menorah” foi evitada pelos copistas, e, nós herdamos a palavra “Candelabro”. Apocalipse 1:12 associa claramente o Senhor Yehoshua com o Menorah; porque Ele está passeando entre os sete Menorah de ouro. Diz o texto de Apocalipse 1:20 que o Menorah é as sete Congregações; ou o Corpo do haMashiach. Em Apocalipse 2:5 Yehoshua ameaça remover o Menorah daquela Congregação que não se converter. Ele, a Luz, promete retirar-se, abandonando tal Congregação às trevas. Assim, o Sinal de Yehoshua realmente é um Menorah, e não uma cruz. A cruz é o sinal dos pagãos. Vamos parar e pensar um momento: por que o Redentor e Criador do Universo usaria para Si um símbolo usado pelos pagãos?

O QUE É UM MENORAH? – Essencialmente, um Menorah é uma Árvore, com Sete Ramos que seguram raios de luz. É um símbolo de Israel; mais que qualquer outro, e é muito significativo. Os sete ramos significam os sete dias da semana, as sete congregações mencionadas em Apocalipse e os sete anuários de tempos, ou seja, os sete milênios, ou sete mil anos da Criação. A palavra hebraica para abajur é “mnôrat”, visto como parte de um Menorah, com o fim feminino. A palavra hebraica “MENE”, meios de numeração ou medida. Vamos recordar as letras na parede: “MENE, MENE, TEKEL, UPHARSIN” mencionadas em Daniel 5:25; cujo significado é medida, pesar, dividir. Assim, o Menorah contém todos esses elementos significativos. A Árvore da Vida é o ato de viver por toda Palavra que procede da boca de Yehoshua, simbolizada pelo Menorah, que, também é uma Árvore. Yehoshua é a Raiz e o Tronco da Árvore da Vida, nós somos os Ramos. Ele é a Luz do mundo, nós somos o Abajur, ou “Mnôrat” Dele. A palavra hebraica para “Luz” é “OR”, e, você pode ver isso bem no centro da palavra “menORah”. A Luz que foi criada primeiro não era o sol; mas, Yehoshua, que, no primeiro dia da Criação se revelou para todo o Universo como sendo Ele a LUZ. E observem que Ele é visto passeando no “centro” dos sete Menorah de ouro. Porque Ele é o centro de tudo. O Menorah representa a Árvore da Vida que veio relacionar-se com a Torah, as Águas Vivas. A Árvore da Vida é mencionada em Gênesis, Provérbios e Apocalipse. Suas folhas serão usadas para curar as nações, e, sua fruta permite a pessoa viver eternamente. Quando a árvore recebe água ela se fortifica e se completa. Assim, quando nós sendo vasos recipientes (mnôrat), recebemos dentro de nós “OR” a Luz; então brilhamos, temos vida e vida com abundância.
O Profeta Zacarias teve uma notável e muito significativa visão: “Vejo um Menorah, todo de ouro com um reservatório em sua parte superior; sete lâmpadas estão sobre ele e sete canais para as lâmpadas que estão em sua parte superior. E, junto dele estão duas Oliveiras (Testemunhas), uma à sua direita e outra à sua esquerda. Então eu perguntei ao Anjo que falava comigo: O que significam estas coisas, meu Senhor? – E o Anjo que falava comigo respondeu-me: Não sabes o que significa estas coisas? – Eu disse: Não, meu Senhor! – E ele respondeu-me: Estas sete lâmpadas de ouro são os olhos de Yehoshua percorrendo toda a terra. E eu lhe perguntei: Que são estas duas Oliveiras à direita e à esquerda do Menorah?... Estes são os dois Ungidos que assistem diante do Senhor de toda a Terra”.

NENHUMA Menorah, das que atualmente existem, corresponde com a original descrita na Torah, conforme é detalhado em Êxodo 25:31-39. E isso se deve a uma grande superstição. O mesmo fato que ocorreu com o Nome Sagrado, também ocorreu com a Menorah. Ou seja, os rabinos não pronunciam o Nome, ou melhor, se esqueceram do Nome, alegando que é para não profaná-lo. Também acontece o mesmo com a Menorah. Vejamos o que diz a superstição rabínica:  “A Tradição proíbe fazer uma Menorah de sete braços segundo esta descrição da Torah (Êxodo 25:31-39)... A Lei proíbe (que lei?) fazer candelabros iguais a Menorah do Tabernáculo”. (Meir Matzliah Melamed – Torah, Ed. Sêfer, rodapé de Êxodo 25:31, pág. 235). Agora eu pergunto: Onde está essa Lei que proíbe fazer uma Menorah segundo o modelo que foi “ordenado” na Torah? – A Lei ordena fazer e não deixar de fazer. Por isso, me deparando com o texto da Torah e a grande discrepância dos modelos de candelabros existentes, decidi desenhar uma Menorah que melhor se aproximasse do modelo descrito na Torah. Até mesmo para melhor ilustrar o significado da Menorah, conforme explico neste estudo. Assim, pedi à minha esposa Guinoral, que estudasse Êxodo 25:31-39, e, desenhasse uma figura conforme descrita ali. E ela desenhou essa Menorah que ilustra este estudo. Veja os irmãos que realmente é uma Menorah totalmente diferente de tudo o que já viram; porém, é a que mais se aproxima de Êxodo 25:31-39... Também, é isso que realmente se encaixa perfeitamente em toda a simbologia relacionada com a Menorah... Que o Nome do Senhor Yehoshua seja eternamente louvado por nos ter desvendado mais esse Mistério. Amém!

DEVEMOS ASCENDER MENORAH? – Lev. 10:1-2; Is. 50:11 – Mesmo que em sua forma, os candelabros existentes fossem autênticos, mesmo assim, não se deveria jamais, “pôr fogo estranho” sobre o Altar do Senhor Yehoshua. Por isso, corre sério perigo aqueles que, inadvertidamente, seguem o exemplo dos pagãos, ascendendo velas. Isso é paganismo, isso é fogo estranho. Muitos que professam seguir ao Adonay Yehoshua, por ignorância ascendem velas. E isso, seguindo o costume babilonizado dos rabinos rebeldes e  apostatados. Mas, verdadeiramente serão consumidos todos aqueles que trouxerem fogo estranho ao Altar do Eterno Yehoshua. Principalmente, ascendendo um candelabro profano, que em sua forma, nada tem de original... Quem deverá ascender a nossa legítima  Menorah? – 1Reis 18:38; Atos 2:1-4; Salmo 18:28. – Quem tiver o “Azeite” em sua Menorah, pode ter a absoluta certeza de que no tempo certo o Eterno mesmo a ascenderá.  O azeite que eu me refiro aqui, também não é nenhum azeite feito pelo homem. Mas tudo o que precisamos devemos comprar exclusivamente Daquele que diz: “Aconselho-te que de Mim compres...”  (Apoc. 3:18). Quem tem ouvidos, ouça... Amém!

OUTROS MISTÉRIOS DA MENORAH: Muitos outros Maravilhosos Mistérios estão relacionados com a Menorah. Nesse momento aqui, vamos apenas citar alguns textos da Palavra, que, pela simbologia, se vê que se refere aos Mistérios da Menorah:

1). – Êxodo 3:2: “O Anjo de Yehoshua lhe apareceu numa chama de fogo, do meio de uma sarça. Moshê olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia”. – Vemos aqui, uma árvore ardente. Essa é a primeira referência a Menorah.

2). – Êxodo 25:31-40: “Farás um Candelabro de ouro puro; o candelabro, o seu pedestal e a sua haste serão em relevo; os seus cálices, os seus botões e flores formarão com ele uma só peça. Seis braços sairão dos seus lados: três braços de um lado e três braços do outro lado. Num braço haverá três cálices com formato de flor de amêndoa, com botão e flor; e três cálices; e três cálices com formato de flor de amêndoa com botão e flor, no outro braço; assim serão os seis braços saindo do candelabro. Mas o candelabro mesmo (o centro) terá quatro cálices com formato de flor de amêndoa, com botão e flor: um botão sob os dois primeiros braços que saem do candelabro, um botão sob os dois braços seguintes e um botão sob os dois últimos braços – assim se fará com estes seis braços que sem do candelabro. Os botões e os braços formarão uma só peça com o candelabro, e, tudo se fará com um bloco de ouro batido. Far-lhe-ás também sete lâmpadas. As lâmpadas serão elevadas de tal forma que alumiem de fronte dele...” – A prova conclusiva de que a sarça ardente era a Menorah descrita aqui no presente texto, é que o próprio texto assim o declara: “...Faça tudo conforme o modelo que te foi mostrado sobre a montanha”. (v.40).

3). – Zacarias 4:1-14: “Vejo um Menorah, todo de ouro com um reservatório em sua parte superior; sete lâmpadas estão sobre ele e sete canais para as lâmpadas que estão em sua parte superior. E, junto dele estão duas Oliveiras (Testemunhas), uma à sua direita e outra à sua esquerda. Então eu perguntei ao Anjo que falava comigo: O que significam estas coisas, meu Senhor? – E o Anjo que falava comigo respondeu-me: Não sabes o que significa estas coisas? – Eu disse: Não, meu Senhor! – E ele respondeu-me: Estas sete lâmpadas de ouro são os olhos de Yehoshua percorrendo toda a terra. E eu lhe perguntei: Que são estas duas Oliveiras à direita e à esquerda do Menorah?... Estes são os dois Ungidos que assistem diante do Senhor de toda a Terra”.

4). – Daniel 12:5-9:  “Estava eu, Daniel, olhando, quando vi dois outros que se mantinham de pé, um sobre um lado, à margem do rio, outro do outro lado, também à margem do rio. E um deles disse ao homem vestido de linho, que se achava contra a correnteza do rio: Até quando o tempo das coisas inauditas? – Ouvi o homem vestido de linho, que se achava contra a correnteza do rio, o qual ergueu para o céu a mão direita e a mão esquerda, jurando por Aquele que vive eternamente: Será por um tempo, tempos e metade de um tempo...” Aqui nós vemos o Altíssimo Dominador de toda a Terra, da mesma forma como foi descrito também pelo profeta Zacarias (Zac. Cap. 4), e, também, da mesma forma como é descrito pelo profeta Yohanan na Ilha de Pátmos em Apocalipse capítulos dez e onze.

5). Apocalipse 21:23:  “... O Cordeiro é a sua lâmpada”.

6). Apocalipse 22:1-2: “E mostrou-me o Rio Puro da Água da Vida, claro como cristal, que procedia do TRONO DE DEUS e do Cordeiro. No meio da sua praça, e, DE UM LADO E DO OUTRO DO RIO, estava a Árvore da Vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as suas folhas são para a saúde das nações”. Isso mostra que o Rio da Vida procede de dentro da Árvore da Vida, do Trono de Deus. Por isso Ele disse: “Quem tem sede vem a mim e beba”. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário